top of page
Buscar
Foto do escritorValência Turismo

Vai visitar países islâmicos? Saiba as regras básicas para conhecer uma mesquita

Se você planeja ir para um país muçulmano, conhecer suntuosas mesquitas é indispensável. Como se sabe, por tratar-se de um templo religioso, existem algumas regras (de conduta e vestimenta) para entrar no local. Vale lembrar que nem todas mesquitas permitem visitas de não muçulmanos. Outras, somente em determinado dia e horário. A maioria delas não permite às sextas-feiras, já que é um dia sagrado para os muçulmanos.

-> Conheça nossos roteiros para Marrocos, Emirados Árabes e Tunísia

Abaixo, elencamos algumas dicas básicas para você já chegar sabendo.

Mesquita de Badshashi, em Lahore, Paquistão © Reprodução


Pé no chão

Antes mesmo de entrar na mesquita, é necessário tirar os sapatos. Você pode deixá-los na parte de fora, na entrada, ou, dependendo da unidade (as mais turísticas), guardá-los num saco plástico que lhe será entregue. Os muçulmanos acreditam que os pés são uma das partes mais impuras do corpo, por levar consigo a sujeira do “mundo” externo e profano – algo parecido com o que boa parte da cultura oriental também acredita. Por isso, não estranhe se vir diversas torneiras na entrada do local: elas estão ali para os fieis fazerem a ablução – ritual higiênico em que se lava o rosto, os braços, as mãos, orelhas e os pés. Ah, o chão das mesquitas são cobertos com belos tapetes, o que descarta a possibilidade de desconforto e frio nos pés.

Com que roupa eu vou?

A ideia é se vestir com roupas amplas que não marcam a silhueta e, de preferência, cubra todo o corpo, para não tirar o foco dos fieis de suas orações. Portanto, roupas apertadas (incluindo legging e calça skinny) e transparentes, peças como regatas, shorts, bermudas, saias curtas, acessórios como chapéu, boné e óculos escuros, e, claro, maiôs, biquínis e sungas não são permitidas. Há regras específicas atreladas ao gênero: as mulheres não podem usar camiseta (os braços não devem estar à mostra) e o cabelo deve estar sempre coberto (pode ser um lenço ou cachecol colocado displicentemente). Ao contrário dos homens, que não precisam cobrir os cabelos e podem usar camiseta.

Roupas com estampas muito extravagantes são permitidas, porém não são bem vistas – questão de etiqueta. Algumas mesquitas mais turísticas podem emprestar uma burca ou abaya (tipo de vestido que cobre todo o corpo) e um lenço para o cabelo, caso algum turista esteja despreparado. No entanto, o ideal é ir prevenido. Isso não foi um problema para o grupo de mulheres que viajaram para Abu Dhabi com nossa diretora, Elisa Agra, em 2014: ela mesma alugou uma burca para cada uma.

Elisa Agra e seu grupo na mesquita central de Abu Dhabi, Sheikh Zayed, nos Emirados Árabes Unidos, em 2014 © Valencia Turismo


Be quiet!

Lembre-se que é um local sagrado e, assim como nas igrejas e outros templos religiosos, é malvisto falar alto, conversar, dar risada e afins. Procure manter o silêncio.

Don’t touch

Algumas mesquitas não permitem deitar no chão, dar abraços nem encostar no próximo.

Celular pode?

Na maioria das mesquitas indica-se deligar o celular ou mantê-lo no modo silencioso. No caso das fotos, nem todas permitem. O ideal é sempre perguntar. Se permitido, procure fotografar discretamente.

Comes e bebes

Não é permitido entrar com nenhum tipo de comida nem bebida, exceto água.

Mesquita do Sheikh Zayed, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos © Reprodução


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page