top of page
Buscar
  • Foto do escritorValência Turismo

Documentos para viajar

Se prepare para sua viagem! Antes de começar a arrumar as malas o mais importante é verificar seus documentos.  Alguns documentos precisam de certa antecedência para ficar pronto, portanto certifique-se que você tem todos os documentos válidos e necessários para o seu país de destino.

No dia do embarque faça um check list para não esquecer nenhum deles. Deixe-os todos a mão, você precisará apresenta-los mais de uma vez. Por isso é recomendável que você coloque-os numa pasta, bem organizado na sua bagagem de mão.

Segue a lista de documentos necessários para sua viagem.

  1. Passaporte

O passaporte é um documento pessoal e intransferível. Esse documento confirma que você é um cidadão Brasileiro e que viaja dentro da legalidade por território internacional. É o documento mais importante para suas viagens internacionais, e para a maioria dos países é o único documento válido para você cruzar as fronteiras.  Tenha sempre seu passaporte válido.

No Brasil é emitido pelo departamento da Polícia Federal, valor da taxa de emissão em 2017 é R$257,25.

Para mais informações consulte o site da Policia Federal  http://www.pf.gov.br/

Em viagens nacionais: basta o RG, em bom estado de conservação.

Atenção para o RG de crianças! Elas mudam muito em poucos anos. Então, verifique se a foto da identidade está semelhante à criança. Caso contrário, recomenda-se que o documento seja atualizado.

  1. Vistos

Alguns países exigem do passageiro que, para entrar em seu território tenha o passaporte válido e também o visto. Para obter o visto, o passageiro deve procurar o consulado ou a embaixada do país que pretende visitar, apresentar os documentos solicitados e, na maioria dos casos, pagar uma taxa pela emissão do visto.

  1. Vacinas

Alguns países exigem certificado internacional de vacinação, isto é, para entrar no país é obrigatório estar com as vacinas em dia. A vacina mais solicitada pelos países é a de febre amarela, que deve ser tomada com 10 dias de antecedência da viagem. Consulte o site do consulado ou embaixada do país de destino e verifique se há obrigatoriedade de vacinas.

Tomar a vacina e as devidas precauções exigidas pelos países é importante para garantir o seu bem estar durante a viagem.

  1. Carteira internacional de motorista

Para locação de automóveis no exterior, o condutor deverá portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente e em período vigente. Alguns países exigem além da CNH válida, também a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para garantir uma viagem tranquila, é recomendável ter sempre ambas, além do passaporte.

  1. Menores de idade

Menores de idade que viajam sem um dos pais ou sem ambos, precisam de Autorização para Menores Desacompanhados, que deve ser preenchida em duas vias, ter as firmas dos pais reconhecidas e autenticadas no cartório.

Em cada via da autorização deve ser grampeada uma foto 3×4 do menor e deve ser anexada uma cópia do RG da criança ou adolescente.

Crianças de 0 a 5 anos não podem viajar desacompanhadas, é necessário que tenha ao menos um adulto responsável com todos os documentos e com a Autorização para Menores Desacompanhados.

Crianças entre 5 a 12 anos é necessário que os responsáveis tenham a autorização do Juizado de Menores além da Autorização para Menores Desacompanhados.

Em caso de um dos pais ser falecido é necessário que o menor apresente o atestado de óbito.

É necessário que esses documentos estejam com a criança no momento do embarque!

  1. Seguro

Toda viagem deveria ser perfeita. No entanto, imprevistos acontecem e é importante estarmos preparados para isso. Por isso, os seguros de viagem são grandes aliados dos passageiros. Eles cobrem despesas imprevistas com assistência médica, transportes e até perda de bagagens ocorrida durante o transporte aéreo. Contratando uma assistência em viagem, qualquer eventual surpresa é minimizada. Confira a importância do seguro viagem

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page