Conheça 9 aplicativos para facilitar sua viagem corporativa

<< voltar

Viagens corporativas têm lá seus benefícios, a exemplo do bleisure, tendência no mercado de turismo corporativo. A ideia é aliar a viagem a trabalho à cidades repletas de atrativos para curtir bons momentos de folga e assim repor as energias em meio aos compromissos. Vem daí a origem do nome, que é uma junção dos termos em inglês “bussiness” (negócios) e “leisure” (lazer).

-> Conheça 10 tecnologias vestíveis que podem ser úteis na sua viagem 

No entanto, convenhamos: muitas vezes não é possível alinhar momentos de diversão numa viagem de negócios em virtude do tempo escasso ou até quando, comumente, surgem pendências de última hora. Se for num país aonde não se tem familiaridade, então, é imprescindível ter no celular aplicativos que são uma mão na roda para se safar de qualquer emboscada iminente. Descobrir qual a melhor rota para chegar a tempo na reunião, evitar gastos supérfluos e até encontrar hotel no minuto derradeiro, por exemplo.

Veja abaixo 9 aplicativos que podem ser bastante úteis em suas viagens corporativas ao redor do mundo.

Maps.me: bye, bye, wi-fi!

Essencial àqueles momentos em que não há conexão à internet nem por um milagre. O app fornece um mapa detalhado de diversas cidades mundo afora com rotas para serem traçadas por carro, a pé ou pedalando (nesses dois últimos casos, mostra até quando há vias íngremes ao longo do caminho). O melhor: não precisa estar conectado à internet! Também é possível pesquisar por categorias (restaurantes, caixas eletrônicos, hotéis…) os locais mais próximos, além de poder “salvar” seus favoritos.

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo Maps.Me

Captura de tela do app Maps.Me © Reprodução

Yelp: “na rua detrás” 

Perfeito para descobrir estabelecimentos ao seu redor como supermercado, banco e posto de gasolina. Isto porque o GPS identifica sua posição no mapa e rapidamente informa os comércios por perto, conforme sua necessidade. Dúvidas sobre a reputação do local? Sem problemas: no próprio app é possível ler avaliações de outros usuários, e você também pode avaliar os locais visitados. De quebra, são divulgadas promoções das suas lojas favoritas.

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tele do aplicativo Yelp

Captura de tela do app Yelp © Reprodução

CityMapper: informações do trajeto em tempo real

Você nunca mais vai passar perrengue para se locomover com este aplicativo! Seja de transporte público (ônibus, metrô, trem e tram, dependendo da cidade), carro, táxi, bicicleta ou a pé – veja a lista completa das cidades mapeadas pelo app aqui. Ele sugere os melhores percursos para chegar no local indicado informando a duração do trajeto, alertas quando o ônibus no qual deve-se embarcar estiver próximo, bem como ao se aproximar do ponto de desembarque, além da localização do ônibus (metrô, trem, etc) em tempo real. No caso de metrô/trem, é informado até qual o melhor vagão para realizar baldeações, se necessária, e também a melhor saída da estação. Caso haja interferências ao longo do caminho, alertas serão recebidos. E se não houver conexão à internet, sem problemas, o app dispõe de mapas offline!

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo CityMapper

Captura de tela do app CityMapper © Reprodução

Triposo: guia completo 

Trata-se de um guia de viagem detalhado que mostra num mapa os pontos turísticos, hotéis, experiências, restaurantes, entre outros, de diversos países. Cada país tem seu guia, e cada guia é um app intitulado com o nome do país – “Brazil Travel Guide by Triposo”, por exemplo. Além disso, o Triposo oferece recursos bastante úteis, tais como conversor de moeda, frases no idioma vernáculo, instruções para utilizar o transporte público, além da previsão do tempo. O melhor: independe de conexão à internet (exceto para o último recurso).

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo Triposo

Captura de tela do app Triposo © Reprodução

Argo Mobile: controle do budget

Perfeito para administrar despesas pessoais ou corporativas – nesse caso, seguindo políticas e fluxo de aprovação de sua empresa. Para tanto você controla o budget ao lançar valores, data, categoria, forma de pagamento e local do gasto armazenando e vinculando os comprovantes de pagamento. Tudo isso pode ser visto em gráficos e relatórios por período. Mais: é possível visualizar os destalhes de suas solicitações, como número do voo, assento, terminal de embarque, mapa de localização do hotel e assim por diante.

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo Argo Mobile

Captura de tela do app Argo Mobile © Reprodução

Pack Point: check list inteligente de bagagem

Precisou viajar para resolver “pepinos” de última hora e mal deu tempo de fazer as malas? O Pack Point vai te ajudar! O app é um organizador e planejador de lista de bagagem e mala de mão que se baseia em informações da sua viagem, como duração, destino, período, clima e atividades. Basta inserir local a ser visitado, data de embarque e desembarque e, voilà, só fazer as malas e partir, sem esquecer nadica de nada.

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo Pack Point

Captura de tela do app Pack Point © Reprodução

MyTaxi, Uber, Lyft…?

Sabemos, ainda que o Uber seja outorgado em diversos países do globo, existem empresas concorrentes que são mais fortes em determinadas cidades. Assim, os aplicativos mudam conforme a localidade. Por exemplo, Uber é ótimo em Milão, Lyft em São Francisco, e o MyTaxi em Barcelona – esse último, aliás, é bastante aceito na maioria das cidades europeias.

Gratuitos. Uber: App / Play Store; MyTaxi: App / Play Store; Lyft: App / Play Store.

Captura de tela do aplicativo MyTaxi

Captura de tela do app MyTaxi © Reprodução

CamCard: adeus, cartões de visita 

Numa viagem de negócios, networking nunca é demais. A troca de contatos por meio de cartões de visita é uma constante. Dependendo da ocasião, a chance de carregá-los aos montes pra lá e pra cá é alta, ainda mais que, após salvar o contato no celular, o cartão vai para o lixo. Para diminuir esse caminho e até economizar seus cartões e daqueles que irá receber, o CamCard faz esse trabalho para você. Basta fotografar o cartão e… só! O próprio aplicativo preenche os dados do seu contato com o nome, empresa, cargo, telefone, e-mail, entre outros. Dependendo do layout do cartão, será necessário editar as informações “a mão”, pois a câmera pode não reconhecer os caracteres. Em todo caso, o app mantém a foto do cartão, frente e verso, armazenada.

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo CamCard

Captura de tela do app CamCard © Reprodução

HappyCow: restaurantes veganos  

Se você é vegetariano ou vegano, sabe bem que, em princípio, já não é uma tarefa fácil encontrar restaurantes que contemplem sua filosofia alimentar, mesmo numa cidade como São Paulo. Se estiver num local onde não está familiarizado, então, pode tornar tudo bem mais dificultoso. O app certo para essas horas é o HappyCow, que oferece um guia local de restaurantes vegetarianos, veganos e de comidas saudáveis ao redor de 180 países. De longe, um must!

Gratuito. Disponível para download na App e Play Store.

Captura de tela do aplicativo Happy Cow

Captura de tela do app Happy Cow © Reprodução